AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

Sobe para 15 o número de amostras ‘sugestivas’ para variante Delta

O Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) reavaliou nesta segunda-feira, 23, as 29 amostras positivas de Covid-19 cujos resultados anteriores foram inconclusivos para a variante Delta e identificou outras duas amostras ‘sugestivas’ para a mutação, aumentando o indicativo para 15 no Acre.

São amostras de sete pessoas do sexo feminino e oito do sexo masculino, sendo apenas 1 pessoa do Rio de Janeiro e as demais de Rio Branco. Agora, as amostras serão encaminhadas para sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas, em Belém/PA, para que as suspeitas sejam confirmadas com segurança.

O resultado das 13 primeiras amostras sugestivas foi divulgado no último sábado, 21, e a análise foi realizada após a suspeita do primeiro caso de infecção pela variante da Covid-19 em um homem de 84 anos que esteve no Rio de Janeiro e permanece internado no Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Acre (Into).

No sábado, 21, o Lacen avaliou a amostra do idoso, de uma pessoa que teve contato com ele, além de 87 amostras aleatórias. Destas, 13 foram ‘sugestivas’ para a mutação, e as outras duas foram confirmadas nesta segunda, 23. Já as demais, foram ‘não sugestivas de variante Delta’.

A Vigilância Epidemiológica realiza o rastreamento de pessoas que tiveram contato com àqueles cujas amostras foram ‘sugestivas’, com o objetivo de desenvolver ações mais eficazes e conter o avanço da mutação no Estado.

Delta

A mutação Delta tem se tornado predominante no mundo e já alcançou quase 100 países. A preocupação das autoridades se dá porque a Delta é apontada como mais transmissível, se comparada à versão clássica do coronavírus.

Vacinação

O Acre é um dos Estados que mais vacinou a população com a primeira dose de vacinas contra Covid-19. Até o momento, foram aplicadas 620.392 doses de vacinas, sendo 438.537 primeiras doses e 181.855 segundas doses ou vacina de dose única, conforme dados do Ministério da Saúde.

Desde a última semana, todos os 22 municípios acreanos já estão imunizando pessoas a partir de 12 anos. Na capital, já são 294.513 doses aplicadas, e Cruzeiro do Sul figura como a segunda cidade que mais aplicou vacinas, totalizando 79.411.

A mutação Delta tem se tornado predominante no mundo e já alcançou quase 100 países (Foto: Odair Leal / Secom Acre)

Fonte: A Gazeta do Acre

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores