AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

Mais de 9 mil idosos devem receber dose de reforço contra Covid-19 no Acre

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 25, que a partir da segunda quinzena de setembro, irá distribuir vacinas contra Covid-19 para doses de reforço e reduzir o intervalo entre as doses da Pfizer e da AstraZeneca. São 9.216 idosos que irão receber a terceira dose no Acre, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

Além dos idosos, pessoas imunossuprimidas, ou seja, que possuem enfraquecimento do sistema imunológico, também receberão o reforço. No entanto, este grupo integra o público de comorbidades, portanto, não há como mensurar com exatidão quantas pessoas receberiam a terceira dose. O número total de pessoas com comorbidades no Estado, segundo a Sesacre, é de 48.793.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a imunização destes grupos deverá ser feita, preferencialmente, com uma dose da Pfizer, ou de maneira alternativa, com a vacina de vetor viral da Janssen ou da AstraZeneca.

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.

O governo do Acre informou que aguarda a chegada destes lotes para iniciar o reforço no público de idosos e imunossuprimidos. A decisão da terceira dose foi tomada pelo Ministério da Saúde, após recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária na última semana.

Vacinação continua para público com 12 anos ou mais

O Acre é um dos Estados que mais vacinou a população, proporcionalmente, com a primeira dose de vacinas contra Covid-19. Até o momento, foram aplicadas no Estado 637.862 doses de vacinas, sendo 448.751 primeiras doses e 189.111 segundas doses ou vacina de dose única, conforme dados do Ministério da Saúde.

Desde o início de Agosto, todos os 22 municípios acreanos já estão imunizando pessoas a partir de 12 anos. Na capital, 77% da população já recebeu a primeira dose, e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que está revendo as estratégias para alcançar o público que ainda não recebeu a primeira dose.

“Estamos avançando bem e a expectativa é chegar no final do mês com 80% da população vacinada com primeira dose, número bom em relação a capitais do Brasil, e vamos continuar assim. A procura está boa, e estamos mudando as estratégias, desenhando uma ação essa semana ainda no alto do São Francisco, mais perto das pessoas”, ressaltou Frank Lima, titular da Semsa.


Fonte: A Gazeta do Acre

Foto de capa: Tânia Rêgo / Agência Brasil

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores