AO VIVO:

Carregando

Carregando

Carregando

Governador do Acre anuncia concursos para a área de segurança pública

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 10, o governador Gladson Cameli anunciou que a gestão pretende realizar concursos públicos para a Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária, Instituto Socioeducativo e Corpo de Bombeiros, além disso, o governador também confirmou que deve convocar, em setembro, 78 pessoas que integram o cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).

Segundo Cameli, o chamamento de parte do grupo será realizado levando em conta o pedido de aposentadoria dos militares na ativa e que, portanto, abrem a possibilidade de nova convocação. A expectativa da gestão, ainda de acordo com o governador, é de que haja novas convocações até dezembro deste ano, no entanto, não há previsão de quantos serão chamados.

“Eu tenho que ter a segurança de que qualquer anuncio que o governo faça, não coloque em risco a folha de pagamento do Estado, todo o planejamento, porque não adianta eu falar em movimentar a máquina, se eu não valorizar o servidor público (…) O governo está fazendo tudo o que pode, mesmo com pandemia, para que a gente possa honrar os compromissos”, declarou o governador.

Embora haja atualmente ao menos 125 vacâncias no Corpo de Bombeiros, o governo não informou quantas vagas serão ofertadas ou se os concursos serão para nível médio e/ou superior, mas adiantou que o edital para o CBMAC deve sair em até 40 dias.

Cadastro de Reserva da PMAC

Desde o dia 2 de agosto, integrantes do Cadastro de Reserva do último concurso da Polícia Militar do Acre estão acampados na Assembleia Legislativa do Acre para chamar a atenção para a convocação dos aprovados. Apesar do anúncio do governo, o grupo, composto por 296 pessoas, deve continuar no acampamento por tempo indeterminado.

“Estamos muito felizes com esse pronunciamento, porque o governador anunciou ainda que até dezembro deve fazer nova convocação. Mesmo assim, nosso protesto vai continuar e só sairemos quando as convocações forem publicadas no Diário Oficial”, destacou Wanessa Morais, integrante do Cadastro de Reserva.

Corpo de Bombeiros

De acordo com a Associação dos Praças Bombeiros Militares do Acre (Aprabmac), atualmente, o CBMAC tem em serviço ativo apenas 442 bombeiros militares em todo o Estado, embora o Estatuto dos Militares (Lei Complementar n.º 164/2006) preveja a necessidade de 1765. Logo, cada 1 homem/mulher do CBMAC trabalha por 4.

Para Diego Costa, presidente da Aprabmac, apesar de o anúncio ser positivo, “são apenas palavras”.

“Não trouxe nada concreto em relação a quantidade de vagas, qual banca realizará o certame (que pela gravidade da situação, já é caso de dispensa de licitação), entre outras informações. Esperamos que [as promessas] sejam cumpridas o mais breve possível”, reforçou.

Fonte: A Gazeta do Acre

Foto de capa: Secom Acre

  • COMPARTILHE
VEJA TAMBÉM

ENVIE SUA MENSAGEM

Peça sua música ou mande um recado para os locutores